Em tempo de gripe, falta antibiótico e até xarope em farmácias de Campo Grande

Remédios que chegam aos estabelecimentos não são suficientes para atender todo a população

| IZABELA CAVALCANTI / CAMPO GRANDE NEWS


Antibiótico Azitromicina, usado para infecções bacterianas (Foto: Henrique Kawaminami)
publicidade

Cotações

Dentre os vários problemas que a pandemia da covid-19 trouxe, uma é a falta de medicamentos, que perdura desde 2021. Como reflexo, as farmácias de Campo Grande ainda seguem com escassez de antibióticos e até mesmo xaropes.

Diante do cenário, o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul tem recomendado recorrer ao remédio manipulado.

Na Droga 10, na Avenida Mato Grosso, estão em falta: Cafaclor (Antibiótico); Amoxicilina com Clavulanato (antibiótico); Cloperastina (xarope); Salbutamol em gotas (antiasmático); Axetilcefuroxima (antibiótico); dropropizina (xarope); e Desloratadina (antialérgico).

“Há dois meses estava bem feia a situação. Agora está voltando ao normal, mas ainda tem falta de alguns medicamentos. Os fornecedores explicam que estava tendo falta de princípio ativo, devido aos navios na China terem ficado parado', comenta o atendente da farmácia, Fernando Andrade.

O gerente de compras da rede São Leopoldo, Thiago Moreira Ribeiro, explica que a situação está voltando a se normalizar, mas  ainda não consegue atender a alta demanda.

“Está começando a normalizar algumas coisas, o problema é que o mercado ficou desabastecido, então, quando chega, não consegue atender todo mundo', explica.

Segundo o presidente do CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul), Flávio Shinzato, além da pandemia, vários outros fatores estão relacionados à escassez dos produtos fármacos.

“Vários fatores favorecem a esse momento. A alta demanda, alta procura, falta de matéria-prima, dependência de matéria-prima importada, preço dos medicamentos, tudo influencia nesse efeito cascata da produção. Também tem um agravamento devido ao lockdown na China, a guerra na Ucrânia, porque o Brasil é altamente dependente de matérias-primas importadas', ressalta.

Shinzato acrescenta dizendo que a escassez também foi agravada pelo aumento significativo da gripe, a retomada dos tratamentos crônicos do sistema público, e a volta das cirurgias eletivas.



Clique neste link participe de um dos grupos do WhatsApp do site Itaporã News Itaporã News: 16 anos - o pioneiro de Itaporã

Classificados MS

Envie sugestões de notícias para o WhatsApp do portal Itaporã News

Receba as principais notícias de Itaporã e Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Itaporã News.

Siga o Itaporã News no Youtube!

 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE