Atlético-MG “abre o leque' e vai atrás de Carlos Carvalhal

Treinador português está à frente do Braga, clube lusitano em ascensão

| CORREIO DO ESTADO / NYELDER RODRIGUES


LUSOS NA MIRA. Equipes brasileiras buscam treinadores em Portugal; Carvalhal é só mais um deles - Divulgação
publicidade

A demissão de Jorge Jesus do Benfica e o fim da negociação do Mister com o Flamengo parece não ter sido o suficiente para convencer o treinador a retornar ao Brasil para dirigir o Atlético Mineiro, atual campeão nacional, que perdeu seu técnico, Cuca, no fim do ano. 

O Galo de Belo Horizonte está há uma semana procurando um novo comandante para a temporada 2022, quando o clube terá pela frente a defesa dos títulos do Brasileirão, Copa do Brasil e Estadual, a disputa da Supercopa do Brasil e da Taça Libertadores da América.

Nem por isso, porém, o Alvinegro desistiu de buscar novidades no mercado e segue atrás de outro nome, que chegou a ser cogitado no Fla, mas as negociações não avançaram: é o também português Carlos Carvalhal, atualmente à frente do Braga, equipe do norte do país lusitano e que figura como a quarta força do futebol português nos últimos anos – atrás apenas de Benfica, Porto e Sporting Lisboa.

Contudo, o maior entrave para a vinda de Carvalhal para o Galo não é a vontade própria, salário ou distância da Europa – já ficou claro que os lusitanos gostaram de dirigir equipes brasileiras e descobriram aqui um novo mercado a se explorar. 

O principal problema é o valor da multa rescisória, fixada em 2,5 milhões de euros, ou seja, R$ 16 milhões na cotação Euro x Real atual. Esse teria sido um dos motivos que afastaram o Rubro-Negro carioca das negociações com Carvalhal e fizeram o clube procurar Jesus e depois Paulo Sousa, que foi efetivado.

PLANO B

Conforme a imprensa portuguesa, Carlos Carvalhal e Atlético Mineiro já estão em conversas para tentar acertar a saída do Braga e vinda para o Brasil. 

O Galo, porém, ainda não deu por encerrada a negociação com o português Jorge Jesus, ainda tentando trazê-lo para comandar a equipe que tem em Hulk e Diego Costa referências ofensivas.

Assim, Carvalhal mesmo que já negociando é tido como um plano B pelos mineiros, que contam com uma estafe forte para gerenciar o futebol: além do conceituado Rodrigo Caetano à frente da diretoria executiva, o Galo ainda conta com os “4 Rs', que se refere às iniciais dos quatro conselheiros do clube que estão à frente da gerência do mesmo: Renato Salvador, que é dono da rede de saúde Mater Dei, Ricardo Guimarães, sócio e gestor do banco BMG, e a dupla Rafael Menin e Rubens Menin, ambos da construtora MRV.

É deles que partem as principais decisões referente à gestão do clube atualmente, ficando ao presidente Sérgio Sette Câmara um papel mais em segundo plano. 

Caetano é quem dá um “toque' mais técnico e sem ligação emocional no trabalho do grupo, já que é profissional remunerado desse setor, tendo atuado em vários clubes em sua carreira – Vasco da Gama, Flamengo e Internacional são alguns exemplos no Brasil.

A caça por um treinador no Galo começou na terça-feira (28/12/2021), quando Cuca anunciou que estava saindo da equipe, após conquistar o título do Brasileiro e da Copa do Brasil, para cuidar de assuntos familiares. Essa não é a primeira vez que o treinador se demite ao vencer um título.

OUTROS CLUBES

Com o ano apenas começando, é essencial que os clubes tenham já definidos os treinadores para que a pré-temporada seja feita da melhor forma possível. 

Com o Flamengo tendo Paulo Sousa como novidade, o rival Fluminense terá em 2022 um velho conhecido: Abel Braga. Já o Botafogo seguirá com Enderson Moreira, enquanto o Vasco terá Zé Ricardo.  

No Rio Grande do Sul, o Grêmio, mesmo com a queda, ficará com Vágner Mancini, enquanto o Inter contratou o uruguaio Alexander Medina. 

Entre os paulistas, o tricolor terá Rogério Ceni e o Verdão fica com Abel Ferreira para 2022, assim como o Santos com Fábio Carille e o Timão com Sylvinho. Em Minas, o cargo está vago no Cruzeiro, mas o uruguaio Paulo Pezzolano é cotado para a função.



SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR! COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Envie sugestões de notícias para o WhatsApp do portal Itaporã News! 

Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!

Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real

Siga o Itaporã News no Youtube!

 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE