ID.3 e ID.4: aceleramos os primeiros elétricos da Volkswagen

Os dois modelos estão no Brasil para testar receptividade do público aos modelos elétricos

| R7 / AUTOS CARROS | MARCOS CAMARGO JR.


Foi possível perceber que os 2,77m de entre eixos deixaram o carro com espaço muito generoso para os passageiros - Marcos Camargo Jr. 07.12.2021
publicidade

A Volkswagen deu mais um passo para a introdução dos primeiros carros elétricos da marca no país. Depois de conhecer o ID.3 e ID.4 na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo o R7-Autos Carros provou a dupla em um evento teste da marca realizado em São Paulo. A Volkswagen convidou um grupo pequeno de jornalistas para provar as novidades em um circuito reduzido ao redor do Jóquei Clube de São Paulo.

NOVO ID.3 2022 elétrico da Volkswagen em detalhes! É o sucessor do GOLF? Do Fusca? Quanto custa? Veja o vídeo!

Foi possível acelerar e testar alguns comandos do hatch e do crossover que irão compartilhar o mesmo conjunto mecânico: motor 100% elétrico de 204cv com mudanças apenas no conjunto de baterias. O ID.3 tem kit com 58kw o que rende 426km de autonomia enquanto o ID.4 tem conjunto de 77kw o que rende cerca de 522km rodando em ciclo misto conforme o padrão europeu. As baterias são de íons de lítio e podem receber carregamento rápido de até 120 kW. O carregamento completo leva 6 horas e 15 minutos segundo a VW.

ID.4 2022: SUV elétrico da Volkswagen: futuro do Taos, Tiguan e T-Cross - 200cv e 500km de autonomia. Veja o vídeo!

Bem equipados, os dois trazem itens como controle de Cruzeiro adaptativo, controle e permanência do veículo em faixa e conjunto de assistentes de direção, multimídia de 12 polegadas que responde até a comandos gestuais e painel digital de 5,3 polegadas, câmera de alta resolução, teto solar panorâmico entre outros itens. Veja as primeiras impressões.

ID.3 O hatch elétrico tem porte e perfil semelhando do Golf. A vantagem está no espaço interno. Foi possível perceber que os 2,77m de entre eixos deixaram o carro com espaço muito generoso para os passageiros no carro de 4,26m de comprimento. A visibilidade também é favorecida pela inclinação dos vidros e basta entrar no carro com a chave no bolso e acionar a transmissão para a posição D para dirigir.

O motor de 204cv é ágil como esperado e o carro não perdeu a dirigibilidade típica dos modelos da marca. A calibração da direção é precisa e a distribuição de peso com as rodas nas extremidades é boa dando equilíbrio para o carro. Ao acionar o modo de regeneração da bateria o carro freia de forma equilibrada perdendo aceleração o que reduz o uso do conjunto de freio que é a disco na dianteira e a tambor na traseira.

Neste primeiro contato aceleramos o carro a até 80km/h no trânsito da marginal pinheiros. A Volkswagen fala em 160km/h de velocidade máxima e aceleração de 0-100km/h em 7,6s.

ID.4 Já o Crossover apesar de visualmente semelhante tem sua dinâmica própria. É mais longo, mais alto e mais largo que o ID.3. Com proposta familiar ele tem 4,58m de comprimento, bem maior que o ID.3. O entre-eixos de 2.77m é o mesmo do hatch mas o porta-malas tem 543 litros, de boa capacidade.

Mais alto, o ID.4 repete a boa visibilidade e a direção do modelo sedã assim como o desempenho e os controles e assistentes de direção. O 0-100km/h é feito em 8,5s segundo a marca.

A vantagem, sem dúvida, está no conjunto de baterias que promete mais de 500 km de autonomia, suficiente para ir de São Paulo ao Rio de Janeiro e Curitiba, ir e voltar ao litoral e fazer viagens de média distância com maior conforto. Em um carregador residencial leva-se 8h para uma recarga completa.

A Volkswagen não fala em valores mas já definiu os nomes das versões do ID.3 e ID.4 por aqui: “First Edition' que vão marcar o início da oferta destes elétricos no mercado brasileiro. Ao longo da semana a VW irá receber representantes de órgãos públicos e do governo, além de empresários e clientes considerados como público alvo dos modelos elétricos.

Olhando para a ficha técnica do ID.3 por exemplo, com 204cv, ele estaria nivelado ao Nissan Leaf e Chevrolet Bolt, que custam em torno de R$ 320 mil por exemplo.



SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR! COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Envie sugestões de notícias para o WhatsApp do portal Itaporã News! 

Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!

Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real

Siga o Itaporã News no Youtube!

 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE