Esportes
Fla e Verdão jogam hoje focados na Libertadores
Times estão se preparando para a decisão continental no sábado
| CORREIO DO ESTADO / NYELDER RODRIGUES
Dois dos principais clubes da última metade da década passada e do início desta se despedem hoje do Brasil, fazendo seus últimos duelos em solo nacional antes de se encontrarem em Montevidéu, capital uruguaia, para a grande decisão da Copa Libertadores, no sábado.
Últimas notícias
Flamengo e Palmeiras, finalistas continentais de 2021 e campeões da Libertadores de 2019 e 2020, respectivamente, encaram Grêmio e Atlético-MG nesta terça-feira.
Praticamente garantidos no principal torneio sul-americano em 2022 e já distantes da chance de título, as partidas servirão apenas para fazer os últimos ajustes.
Do lado rubro-negro, a principal dúvida é sobre as condições de jogo do meia Arrascaeta, que ficou meses afastado por causa de uma lesão e está voltando aos poucos a entrar em campo, inclusive, jogou cerca de 20 minutos no fim de semana, contra o Inter.
A partida deve ocorrer às 20h (de MS), em Porto Alegre (RS), na Arena Grêmio.
“Acho que o mais importante de tudo é o Flamengo fazer a parte dele jogo a jogo e ver o que acontece. Temos esse jogo e, depois, a final', comentou sobre a situação da equipe carioca, diante de mais uma decisão, o treinador Renato Gaúcho.
“É fazer o dever de casa e ver o que acontece no jogo do Atlético-MG', disse Renato, referindo-se ao duelo dos atleticanos contra o Palmeiras, no mesmo dia e com início marcado para apenas 30 minutos depois.
O Galo mineiro tem exatos 95% de chance de título no Brasileirão, enquanto o Fla tem apenas 5%, o que faz com que o campeonato fique em segundo plano para os cariocas, que focam mesmo é em mais um título da Libertadores – o terceiro da história do clube e de Renato, que tem dois pelo Grêmio, como treinador e jogador.
Atualmente, o Rubro-Negro da Gávea é o segundo colocado do Brasileirão, com 66 pontos conquistados em 33 jogos, oito a menos do que o Atlético-MG, que lidera com 23 vitórias, enquanto o Fla soma 20. Já o Palmeiras é o terceiro, com 58 pontos e 18 vitórias.
VENCER OU VENCER
Já do lado alviverde, o discurso é de que na final não há espaço para se pensar muito o futebol, já que o grande foco é no resultado, assim, a equipe praticamente joga para escanteio o duelo contra o líder Atlético-MG, que ocorre a partir das 20h30min (de MS), no Allianz Parque, em São Paulo (SP).
“Final não se joga, final se ganha', respondeu Felipe Melo, volante do Palmeiras, um dos líderes do elenco e que conquistou com a camisa alviverde dois campeonatos brasileiros e uma Copa Libertadores da América recentemente.
No sábado, quando perdeu para o Fortaleza, por 1 a 0, o Palmeiras completou três jogos sem vitória no Brasileirão, situação que colocou em xeque o treinador português Abel Ferreira, alvo de várias críticas este ano. Além disso, o zagueiro Gustavo Gómez e o goleiro Weverton discutiram rispidamente em campo.
“Vocês conhecem o futebol brasileiro melhor do que eu. As equipes passam por fases. Faz parte, é normal, somos profissionais do futebol. Tem relação com o espírito competitivo que nós temos', destacou Abel em entrevista coletiva.
RETROSPECTO
O retrospecto do confronto é bastante apertado, com 46 vitórias a favor do Verdão e 43 para o Mengo, além de 32 empates.
Os times nunca se encontraram na Libertadores, mas no Brasileirão o histórico é parelho: 21 a 21, com 19 empates.
Em decisões contra o Palmeiras, o Fla ganhou a Copa Mercosul de 1999 e a Supercopa do Brasil deste ano. Já na Copa do Brasil de 1997, o Rubro-Negro bateu o alviverde na semifinal da Copa do Brasil.
Em contraponto, o Palmeiras bateu o rival nas quartas da Copa do Brasil de 1999 e na semifinal da extinta Copa dos Campeões, em 2000. No último duelo entre os times, vitória do Flamengo por 3 a 1.
Assine o Correio do Estado
SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR! COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!
Envie sugestões de notícias para o WhatsApp do portal Itaporã News!
Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!
Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real
Siga o Itaporã News no Youtube!