Flávio Bolsonaro articula por eleição de advogado para desembargador no TJ-RJ

Ex-professor do senador, Vitor Marcelo Rodrigues almeja vaga no TJ-RJ, que analisa denúncia do caso da ‘rachadinha’

| ÚLTIMO SEGUNDO / AGêNCIA O GLOBO


- Reprodução, Redes Sociais Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ)
publicidade

Reprodução, Redes Sociais Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ)

O senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) trabalha pela eleição de um advogado para desembargador no Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) em uma das três vagas da OAB pelo quinto constitucional. O defensor Vitor Marcelo Aranha Rodrigues se inscreveu na semana passada, no último dia do prazo, compondo uma lista com 59 candidatos.

O tribunal é o mesmo que vai analisar se aceita a denúncia apresentada pelo Ministério Público do Rio (MP-RJ) contra o parlamentar por organização criminosa, peculato, lavagem de dinheiro e apropriação indébita no caso das “rachadinhas' — há um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) travando a definição.

A palavra final sobre os três escolhidos caberá ao governador Cláudio Castro (PL) — com quem Flávio já conversou, segundo fontes, sobre o nome de sua preferência. O filho de Bolsonaro também procurou deputados estaduais para manifestar o apoio. O senador, no entanto, negou ao GLOBO que fizesse campanha por Rodrigues, por quem admitiu nutrir “simpatia'.

O Conselho Pleno da OAB-RJ, formado por 80 advogados, elegerá, no dia 26, os nomes que vão compor três listas sêxtuplas a serem enviadas ao TJ-RJ. Na sequência, o colégio de desembargadores do tribunal reduzirá as listas a três nomes, a serem encaminhadas ao governador, que escolherá um candidato de cada lista. Leia Também Leia Também Indicado para o TRE-RJ

Em 2018, na campanha para presidente da OAB-RJ, Flávio gravou um vídeo em que declarou o seu voto em Rodrigues, a quem chamou de “uma pessoa séria e competente'. O candidato, no entanto, perdeu para Luciano Bandeira. Há um ano, por decisão do presidente Jair Bolsonaro, o advogado foi nomeado membro titular do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), na classe de jurista.

Professor de Direito Internacional e de Processo Civil, Rodrigues é considerado representante de uma corrente da advocacia fluminense ligada ao campo conservador. Ele foi professor de Flávio em cursinho preparatório para o exame da OAB, em 2004. Leia Também

No TRE, Vitor Marcelo tem uma atuação discreta. É cordial com os colegas e evita polêmicas. Ao GLOBO, minimizou o apoio velado de Flávio à sua candidatura a desembargador e ponderou que, ao longo de 27 anos de carreira como professor, já teve outros alunos conhecidos nos cenários político e jurídico, como o deputado estadual Rodrigo Amorim (PSL) e a desembargadora Marianna Fux, filha do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux. Leia também Cúpula do Clima: Itamaraty atua para diminuir influência bolsonarista na COP26 Valdemar Costa Neto confirma filiação de Jair Bolsonaro ao PL Alexandre de Moraes revoga prisão de Daniel Silveira

'Tenho história na advocacia fluminense. Comecei a estagiar em 1992 e nunca mais abandonei a profissão. Fui diretor da Escola Superior da Advocacia e exerci outros cargos na Ordem. Minha candidatura a desembargador é um processo natural', disse Rodrigues.

Caso a iniciativa não prospere, Flávio avalia também apoiá-lo para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ), aberta com a aposentadoria de Aloysio Neves. O processo de escolha ainda é incerto, já que a então presidente do TCE, Mariana Montebello, não aceitou a aposentadoria de Aloysio, que responde ação judicial por envolvimento em esquema de propinas no TCE.

Ao GLOBO, Flávio disse que não tem “força' e não “circula' na OAB e no TJ-RJ, órgãos essenciais para que a nomeação avance. “Se chegar (a desembargador), será pelos próprios méritos e competência dele', afirmou o senador.



SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR! COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Envie sugestões de notícias para o WhatsApp do portal Itaporã news (67) 996418820

Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!

Clique aqui e receba notícias do Itaporã News no seu WhatsApp!

Siga o Itaporã News no Youtube!

 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE