Variedades
Um chileno biografando duas das mulheres mais influentes do século 20
Enquanto escrevo essa coluna, o trailer do filme ainda não foi divulgado, mas é apenas uma questão de pouquíssimo tempo
| CORREIO DO ESTADO / ANA CLAUDIA PAIXãO
Por Ana Claudia Paixão
Na semana do aniversário de 24 anos de morte da princesa Diana (em 31 de agosto), o filme Spencer, estrelado por Kristen Stewart, vai abrir o Festival de Veneza.
Enquanto escrevo essa coluna, o trailer do filme ainda não foi divulgado, mas é apenas uma questão de pouquíssimo tempo para que a gente confira de uma vez por todas como a atriz americana vai se sair no papel de uma das mulheres mais adoradas da História.
A escolha de Kristen para o papel foi ousada.
Não que ela não tenha reconhecimento de público ou crítica, ou até mesmo a experiência de ter vivido outras personalidades marcantes nas telas.
Afinal, Kristen foi a roqueira Joan Jett em The Runaways e Jean Seberg em Seberg. Mas há quem ache que em todos os papéis que faça é sempre ela mesma, por isso, o receio de como vai conseguir encarnar uma pessoa tão marcante na memória e coração das pessoas.
Digo mais: depois da atuação brilhante de Emma Corrin, em The Crown, o desafio dobrou.
As minhas dúvidas ganham um voto de confiança quando me lembro que há dois nomes de peso no projeto.
O roteirista Steven Knight, responsável pela minha paixão Peaky Blinders, e o diretor chileno Pablo Larraín, que tem estilo, classe e é conhecido por suas biopics sensíveis e apuradas.
Como Jackie, que rendeu várias indicações ao Oscar, incluindo o de melhor atriz para Natalie Portman. Nele, em uma fórmula bem parecida que vai adotar em Spencer, Pablo revisitou a vida de Jacqueline Kennedy nos dias que se seguiram ao assassinato de seu marido, o presidente americano Jack Kennedy.
(Spencer vai contar sobre o último Natal de Diana com a Família Real)
O pôster oficial, divulgado na quarta-feira (25), é lindo. Traz Kristen Stewart de costas, caída, chorando em um vestido de gala (não, não é o vestido do casamento) com as palavras “contos de fada acabam'.
Claro que a Internet não perdoou: a imagem é i-gual à da queda de Jennifer Lawrence quando recebeu seu Oscar de Melhor Atriz, em 2013.
Por isso a referência de que desejam o prêmio para Kristen foram temas de muitos memes que diziam “a arte imita a vida'. Se não foi proposital, foi realmente ato falho.
Tudo isso me fez também lembrar que Pablo Larraín um dia chegou a alegar que não curte tanto fazer cinebiografias (embora tenha feito Neruda e Jackie) porque, de alguma forma, esses filmes acabam sendo um veículo onde o público só busca comparações entre ator e biografado, caindo frequentemente nas armadilhas de imitações, e não interpretações.
Mas, o que é ainda mais curioso é o fato de que, com o lançamento de Spencer, o diretor terá recontado a vida de duas das mulheres mais influentes do século 20, seja na moda, na política ou cultura.
Hoje as gerações mais novas não lembram o impacto de Jackie Kennedy.
Os Kennedys são o mais próximo da realeza americana que existe até hoje e ela é ainda, para muitos, a maior princesa fora da monarquia.
Há um episódio inteiro de The Crown, na segunda temporada, onde a Rainha Elizabeth II estava nervosa antes de conhecê-la. Essa era a tamanha fama e respeito que as pessoas sentiam por Jackie.
Enquanto esteve viva, ela era perseguida por fotógrafos e repórteres, sempre evasiva e tentando manter a vida privada longe das câmeras (tanto o quanto conseguia, pelo menos).
Diana viveu em tempos mais recentes e superou a influência de Jackie.
Como mencionei, já estamos sem a princesa há 24 anos, quase um quarto de século, e seguimos apaixonados e nos emocionando com sua história como se ainda estivesse aqui. Ela ficou eterna.
Se você ainda não viu Jackie, então vale buscar e ver.
Pablo foi respeitoso, porém honesto com ela. Não acho que vá ser diferente com Diana. Pena que teremos que esperar pelo menos até novembro para ver Spencer. E como lidar com a curiosidade?
SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR! COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!
Envie sugestões de notícias para o WhatsApp do portal Itaporã News!
Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!
Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real
Siga o Itaporã News no Youtube!